Romani Oriental Fusion

PT

Esta modalidade explora uma fusão entre a intensidade poética das danças Romani e a subtileza da Dança Oriental, e resulta da minha pesquisa pessoal. Depois de vários anos a ensiná-lo em intensivos e workshops, comecei a ensiná-lo online em 2020 tendo recebido uma grande adesão não só em Portugal mas internacionalmente. Rapidamente se tornou a aula online mais concorrida, e fará parte das aulas semanais do Fusion Dance Studio.

Neste estilo trabalhamos com uma saia rodada. Traz a saia mais rodada que tiveres em casa e depois ser-te-á recomendado o tipo de saia mais adequado que poderás adquirir com tempo.

Recomendo que frequentes simultaneamente a aula de Dança Oriental ou Tribal Fusion I, de forma a poderes aperfeiçoar os isolamentos e movimentos de Dança Oriental que usamos nesta aula. Experimenta e deixa-te contagiar pela magia poética da música do leste da Europa e da Rússia, a intensidade e romantismo do movimento das saias, e vem descobrir o teu lado mais sensível e selvagem. Vamos voar!

Sabias que...

Existe uma relação antiga entre as danças Romani (ciganas) do mundo e as danças normalmente rotuladas de Dança Oriental, Raqs Sharqi ou Dança do Ventre, já que nas suas rotas migratórias as comunidades Romani foram contactando com diversas tradições culturais, coleccionando movimentos característicos das danças locais, misturando-os com outros movimentos e criando outros no processo, contribuindo nas suas deslocações constantes para ajudar a disseminá-los, contagiando eles próprios as culturas locais de volta.

Encontram-se diversos elementos comuns às danças Romani e a dança oriental, desde os isolamentos de anca, às acentuações dos ombros e ondulações abdominais e pélvicas. No Egipto, a bailarinas conhecidas como Ghawazee (significando literalmente "invasoras", "forasteiras" ou "pessoas de fora") eram originalmente romani. Os seus antepassados estabeleceram-se no Egipto sendo originários da zona da antiga Pérsia, actual Irão. Os seus movimentos caracterizavam-se por acentuações fortes de anca e muitas vibrações (shimmies de ¾). Na Turquia, grande parte das bailarinas dedicadas à Dança Oriental (Oryantal) são também de origem Romani, existindo uma grande influência da cultura de dança romani turca na forma como a dança oriental é praticada nessa zona. As trocas e influências foram constantes, e há até quem sugira que a história da "dança do ventre" está directamente ligada com as migrações Romani que a foram espalhando e disseminando pela Ásia, Europa central e Médio-oriente.


EN

Romani Oriental Fusion brings together the detail and isolation of middle eastern styles, and the wild and expressive side of the romani dances of Eastern Europe and Russia, with a touch of Flamenco. The Russian skirt and the mantón are main ingredients of this fusion styl

(The rest of the translation in english is coming soon ....)



Photos by Lulu Voodoo Photography, Luís Conde and Victor Trincão